Category Archives : dica de estudo


Desenvolva sua pegada!!!!!

Cada formador da história da música popular deve ser analisado como um artista que trouxe técnicas e óticas fundamentais para o desenvolvimento da guitarra,levando em conta que este instrumento musical é um dos mais pessoais, pois responde diretamente à “pegada” e toque de cada mão, quase como uma impressão digital. Assim sendo, torna-se impossível ser “sampleado” ou imitado eletronicamente.
Vale a pena também frisar que,apesar da guitarra consolidar-se como instrumento musical a partir da década de 50, sua definição estilística existia nas décadas de 30 e 40 do século passado nas mãos do já citado Charlie Christian e do belga Django Rheinhardt. Este último possuía uma maneira própria no desenvolvimento de sua técnica, através da superação de uma tragédia pessoal, (um incêndio por ele sofrido, paralisou dois dedos de sua mão esquerda) sendo considerado como os pontos iniciais da técnica da guitarra.
O vocabulário da guitarra é uma somatória de elementos vindos de vários estilos e influências; por isso cabe esclarecer que o aprendizado será fruto da totalidade de vários estilos musicais diferentes. Costuma-se afirmar que sempre se adquire um estilo musical que o faz ser mais identificado, porém deve-se agregar informações de universos vários,para que a visão musical seja com pleta. Ao estudar rock desenvolve-se a técnica; no jazz, a harmonia; no blues, o “sotaque” e a “pegada” e, na música brasileira, a rítmica e o senso melódico; ou seja:Variedade é o tempero da vida!!!

Marcio Okayama


Estudos na Pandemia….

Via um post ontem, sobre divagaçõe sobre a vida, efemeridade geral desta breve existência e a triste passagem do Alex Laiho acabou trocando algumas figurinhas legais com a querida Cris Keller, grande amiga que passamos altas aventuras na Guitar Player, junto a David Hepner, Luciano Marsiglia captaneados pelo meu grande mestre Ruy Pereira…
Fase muito legal, e insana da minha vida que triangulava com minha correria com bandas, aulas particulares de segunda a sábado, full on, e tudo mais que pudesse me enfiar com a guitarra nas costas.
Era paralela ao boom do rock no país, MTV, rádios rock, inicio do IG&T, marcas de instrumentos entrando pra valer no mercado, enfim… era auspiciosa para a guitarra.
Um dia escrevo com calma sobre a revista , lembranças muito legais, como entrevistar por telefone numa sexta pós expediente o meu herói Serginho Serra, meu pai recebendo por fax(!!!!!!!) do pai do Edu Ardanuy sua matéria que eu ia editar , mandando a revista para família do Jason Becker, e ad infinitum……(Gloria a Dei!).
Vivemos num paradoxo histórico único, onde a aceleração dos meios de comunicação cresce e continua a crescer numa curva ascendente maluca…
Cabe a todos nos saber filtrar e ser curadores desta loucura toda, onde nas piriscas eras havia os editores de conteúdo fazendo esta função de maneira mais incisiva.
Foi muito interessante a Cris pontuar, nesta nossa conversa ontem, como o ser humano parece estar cada vez mais infeliz, na contramão desta orgia de tudo (bens, “experiências”, sensações, etc e tal…)
Vale lembrar como o Randy Rhoads definiu o que é tocar metal moderno nos anos oitenta com uma Flying V feita numa garagem pelo Luthier Karl Sandoval, usando um braço de Danelectro sem tensor ajustável (!)… poucas guitarras alem desta…
Particularmente a pandemia me trouxe introspecção e uma necessidade de voltar ao básico, como rever minha fase na faculdade de violão erudito…
Como nesta peça do John Dowland(quem quiser checar no meu canal, tem um vídeo sobre estudos de musica na pandemia)
Bless Yaaa
Oka


Dicas de estudo musical!

Dicas para iniciantes…. Tocar um instrumento musical adquirindo as habilidades necessárias parar criar musica é uma das grandes experiências que podemos ter como seres humanos. Mais do que qualquer coisa, nos faz crescer como pessoas , nos tornando mais próximos da sensilbilidade gerada pela expressão artística ,território que nos faz ter mais respeito com o […]

21106762_10213055472396769_3527336343351820814_n (1)

FB_IMG_1577417749039

Arte…. nossa musa…nossa puta…nossa mãe….

Num mundo cada vez mais louco ,confuso,onde a pressa se tornou lema desta “raspa do tacho” da globalização (para muitos denominada como hipercapitalismo) o fator urgência parece ser lugar comum (que o diga o consumo de bombas tarja preta ,drogas pesadíssimas e licitas,receita da felicidade instantânea..). Urgência que nos tira a beleza que existe no […]


Ciclos… 2

Uma vez, lembro de estar presente a um culto budista, um rito de exéquias onde no meio de uma pregação, o monge nativo do Japão , escapava uma ou outra palavra em português…” o que somos…mera fumaça saindo do crematório…? “ emendou…” _ este mundo..hospedaria transitória!!!!!!…. expressão que carrego comigo sempre, mas diante do apego […]

IMG_20191214_214214_294

214_imagem05

Dica de estudo …..

Dicas de estudo III -Abandonando clichês. O ato de fazer música pode, muitas vezes , ser comparado à qualquer atividade limite que o ser humano se propõe a fazer ; seja andar na corda bamba, pilotar um caça a jato ou jogar xadrez. Na música estamos equilibrados num fio tênue que é margeado tanto pela […]


Pegadas na areia….algumas ainda visíveis….

Pegadas na areia….. Por mais que nossa era seja caracterizada por um pragmatismo extremo, um período onde a tecnologia e a polarização dos fatos e meios tornou-se a propulsão do existir, parece que estamos chegando ao esgotamento de uma era; um préapocalispse anunciado , seja por religiosos, espiritualistas e até mesmo ateus; dado ao surto […]