Category Archives : aulas


Estudos na Pandemia….

Via um post ontem, sobre divagaçõe sobre a vida, efemeridade geral desta breve existência e a triste passagem do Alex Laiho acabou trocando algumas figurinhas legais com a querida Cris Keller, grande amiga que passamos altas aventuras na Guitar Player, junto a David Hepner, Luciano Marsiglia captaneados pelo meu grande mestre Ruy Pereira…
Fase muito legal, e insana da minha vida que triangulava com minha correria com bandas, aulas particulares de segunda a sábado, full on, e tudo mais que pudesse me enfiar com a guitarra nas costas.
Era paralela ao boom do rock no país, MTV, rádios rock, inicio do IG&T, marcas de instrumentos entrando pra valer no mercado, enfim… era auspiciosa para a guitarra.
Um dia escrevo com calma sobre a revista , lembranças muito legais, como entrevistar por telefone numa sexta pós expediente o meu herói Serginho Serra, meu pai recebendo por fax(!!!!!!!) do pai do Edu Ardanuy sua matéria que eu ia editar , mandando a revista para família do Jason Becker, e ad infinitum……(Gloria a Dei!).
Vivemos num paradoxo histórico único, onde a aceleração dos meios de comunicação cresce e continua a crescer numa curva ascendente maluca…
Cabe a todos nos saber filtrar e ser curadores desta loucura toda, onde nas piriscas eras havia os editores de conteúdo fazendo esta função de maneira mais incisiva.
Foi muito interessante a Cris pontuar, nesta nossa conversa ontem, como o ser humano parece estar cada vez mais infeliz, na contramão desta orgia de tudo (bens, “experiências”, sensações, etc e tal…)
Vale lembrar como o Randy Rhoads definiu o que é tocar metal moderno nos anos oitenta com uma Flying V feita numa garagem pelo Luthier Karl Sandoval, usando um braço de Danelectro sem tensor ajustável (!)… poucas guitarras alem desta…
Particularmente a pandemia me trouxe introspecção e uma necessidade de voltar ao básico, como rever minha fase na faculdade de violão erudito…
Como nesta peça do John Dowland(quem quiser checar no meu canal, tem um vídeo sobre estudos de musica na pandemia)
Bless Yaaa
Oka


FB_IMG_1602702300673

Eddie…

Eddie… Minha avó costumava dizer que o luto em questão vai até o sétimo dia…rs Sabedoria dos antigos… Fato que ouvi da boca de um padre que fazia orações em velórios(camarada muito competente e bacana, diga se de passagem)…”saudade sim…tristeza, não!!!!” Enfim…parece que a Lua caiu na cabeça de todos nós , nação roqueira, guitarristas, […]


Dicas de estudo musical!

Dicas para iniciantes…. Tocar um instrumento musical adquirindo as habilidades necessárias parar criar musica é uma das grandes experiências que podemos ter como seres humanos. Mais do que qualquer coisa, nos faz crescer como pessoas , nos tornando mais próximos da sensilbilidade gerada pela expressão artística ,território que nos faz ter mais respeito com o […]

21106762_10213055472396769_3527336343351820814_n (1)

duo

Karlheinz Stockhausen!!!!!

Karlheinz Stockhausen!!!!! O século passado, talvez tenha sido um dos mais prolificos pela sua diversidade ímpar, onde até mesmo um único compositor ( e exemplo de Igor Stravisnky ) apresenta fases distintas em sua obra Não foge a regra o visionário Stock Hausen cuja diversidade e impacto de sua obra chegou a destinos tão distintos […]


Ciclos… 2

Uma vez, lembro de estar presente a um culto budista, um rito de exéquias onde no meio de uma pregação, o monge nativo do Japão , escapava uma ou outra palavra em português…” o que somos…mera fumaça saindo do crematório…? “ emendou…” _ este mundo..hospedaria transitória!!!!!!…. expressão que carrego comigo sempre, mas diante do apego […]

IMG_20191214_214214_294

book taffo

Wander Taffo Song Book….

“Ainda tenho vividas memórias, do momento em que se divulgou na mídia que um dos meus heróis na guitarra, iria pilotar a primeira escola especializada em guitarra em nosso país, o Instituto de guitarra e tecnologia, lembro até hoje da foto do Wander na revista Veja com sua Steinberger GM preta no meio de uma […]


214_imagem05

Dica de estudo …..

Dicas de estudo III -Abandonando clichês. O ato de fazer música pode, muitas vezes , ser comparado à qualquer atividade limite que o ser humano se propõe a fazer ; seja andar na corda bamba, pilotar um caça a jato ou jogar xadrez. Na música estamos equilibrados num fio tênue que é margeado tanto pela […]