Desenvolva sua pegada!!!!!


Cada formador da história da música popular deve ser analisado como um artista que trouxe técnicas e óticas fundamentais para o desenvolvimento da guitarra,levando em conta que este instrumento musical é um dos mais pessoais, pois responde diretamente à “pegada” e toque de cada mão, quase como uma impressão digital. Assim sendo, torna-se impossível ser “sampleado” ou imitado eletronicamente.
Vale a pena também frisar que,apesar da guitarra consolidar-se como instrumento musical a partir da década de 50, sua definição estilística existia nas décadas de 30 e 40 do século passado nas mãos do já citado Charlie Christian e do belga Django Rheinhardt. Este último possuía uma maneira própria no desenvolvimento de sua técnica, através da superação de uma tragédia pessoal, (um incêndio por ele sofrido, paralisou dois dedos de sua mão esquerda) sendo considerado como os pontos iniciais da técnica da guitarra.
O vocabulário da guitarra é uma somatória de elementos vindos de vários estilos e influências; por isso cabe esclarecer que o aprendizado será fruto da totalidade de vários estilos musicais diferentes. Costuma-se afirmar que sempre se adquire um estilo musical que o faz ser mais identificado, porém deve-se agregar informações de universos vários,para que a visão musical seja com pleta. Ao estudar rock desenvolve-se a técnica; no jazz, a harmonia; no blues, o “sotaque” e a “pegada” e, na música brasileira, a rítmica e o senso melódico; ou seja:Variedade é o tempero da vida!!!

Marcio Okayama

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>