O Princípio da Guitarra Rock (O Zen e a arte de fazer power chords…)


 

 

O Princípio da Guitarra Rock (O Zen e a arte de fazer power chords…)

 

A música é responsável pela arquitetura sonora que permeia nossa vida, seja  em nossa dança, meditação ou qualquer outra atividade de nossa existência.

Partindo dessa premissa, esta série de colunas será dedicada mais ao lado de observador dessas esculturas musicais ,  bem  como a nossa “dama das seis cordas” pode ser utilizada a serviço de suas  criações.

Em diversas fases da música , enxergamos que a guitarra desempenha papel diferente,seja de apoio em big bands de jazz tradicional, criação de partes memoráveis das composições dos Beatles, levadas à frente na década de 80 por nomes como Eddie Van Halen e diluindo-se em texturas e distorções no dito Nu Metal.

É obrigação de qualquer artista saber entregar-se nos braços da Arte, considerando-a como  uma entidade à parte, a qual devemos respeitar da mesma forma com que  sua mera audição nos eleva o espírito.

Daí  surgir,  para o guitarrista,  a dúvida maior de como utilizar nossas incontáveis horas de estudo,fluência em arpejos,sextinas, etc….  Talvez a resposta esteja meio ligada ao princípio budista de anulação do Ego , comparando nosso eu  a gotas perdidas no oceano…

De maneira mais prática , vão algumas dicas de como direcionar nosso estudo e nossas energias. A principal é focalizar nosso tempo num repertório que possa servir para qualquer circunstância .Segue então, uma lista de algumas músicas obrigatórias para qualquer guitarrista.:

Obs.-Centrar um pouco seu tempo de estudo no aprendizado e memorização destas, com certeza,  vai elevar sua musicalidade num outro patamar..

 

Bill Haley -Rock Around the Clock

 

Chuck Berry- Johnny B.Good

 

Beatles- Twist and Shout

Day Tripper

A Hard Days Nigth

 

Stones  -Satisfaciton

Jumpin Jack Flash

 

 

Who _ Pinball Wizard

My Generation

 

Police  – Every Breath You Take

Message in a Bottle

 

Van Halen- Aint Talkin Bout Love

 

Ozzie/ Randy Rhoads_ Crazy Train

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>